Liderança

o que é ser um líder bem sucedido?

Certa vez fui questionado se gostaria de ser um Líder bem Sucedido. A resposta foi um sonoro: SIM. Claro. Era fato que sempre buscava ser um líder, um profissional reconhecido pela minha equipe, pela minha chefia e pelos clientes. Porém, aquela pergunta era mais profunda do que poderia imaginar. O fato de ser bem sucedido não era sinônimo de ter sucesso, como normalmente utilizamos no ambiente corporativo. Naquele contexto se apresentava com a denotação de Ser Substituído, Ser Continuado, Ser Sucedido. Você consegue imaginar que reflexão podemos ter após esse significado mais amplo? Pois é, naquele momento fiz uma análise do quanto poderia estar desenvolvendo melhor minha equipe, o do quanto poderia me dedicar mais ainda em potencializar o aprendizado de meus liderados e com isso preparar sucessores. Não importava se seria sempre eu na liderança daqueles liderados, a minha função era expandir a visão de minha equipe para aumentarem suas referências e que pudessem ter possibilidades e alternativas para fazerem suas vidas e suas carreiras da melhor forma possível. Um dos mais renomados estudiosos da liderança na atualidade, Simon Sinek, diz:  “Líderes notáveis e todos que trabalham em suas organizações acreditam que servem a uma causa, e não a um estranho com motivos egoístas. E essa causa é sempre humana. Assim, todos sabem por que foram trabalhar.” Liderar é servir a sua equipe. Dando-lhes ferramentas técnicas e/ou comportamentais para que juntos construam uma sólida atuação em suas respectivas áreas. Sinek complementa:  “A liderança não é a licença para fazer menos; é a responsabilidade de fazer mais. E este é o problema. Liderar dá trabalho. Consome tempo e energia. Os efeitos nem sempre são medidos facilmente, e nem sempre são imediatos. A liderança é um compromisso com seres humanos.“ Esta percepção de Liderança moderna segundo Sinek é baseada em dois pilares: Confiança e cooperação.  “Quando a confiança e a cooperação prosperam internamente, ficamos unidos e assim a organização fica mais forte.” – aponta o autor. Portanto, o Líder deve ter uma missão clara de servir aos seus liderados. A ideia que alguns “chefes” não entregam o seu melhor por medo de serem substituídos, já se foi. Se ainda existe alguém assim, pode ter a certeza que ele será engolido pelo mercado. O líder se permite errar, pois se arrisca, no entanto se existir alguma fragilidade, têm o dever de buscar alternativas para crescer e alcançar um novo patamar. Dito isso: 1- Como você pode gerar confiança e cooperação? 2-Qual o legado você quer deixar no mundo? 3-Como você lida com suas fraquezas ou pontos fracos?

Comunicação, Liderança

MINDSET: CONSTRUINDO UMA NOVA MENTALIDADE PARA O SUCESSO

“A opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida. Ela pode decidir se você se tornará a pessoa que deseja ser e se realizará aquilo que é importante para você.” Carol Dweck O que é sucesso para você? Qual o significado de ser próspero na sua percepção? Você acredita que pode aprender coisas novas, mas não acredita que possa mudar o quão inteligente você é? Pessoas sem muita instrução hoje, podem alcançar cargos de diretoria em uma grande empresa, se buscarem conhecimento? Faço esses questionamentos iniciais para que você possa iniciar um processo de reflexão sobre quais são as “verdades” que seu modelo atual de pensamento acredita. Independente das respostas o primeiro passo é perceber justamente como você identifica determinadas situações. Duke, ainda não entendi o que você quis dizer com “modelo atual de pensamento” e tão menos o que significa MINDSET. Deixe-me explicar, então. MINDSET: Pode ser traduzido por mentalidade ou programação mental, é o conjunto de pensamentos e crenças que existe dentro de nossa mente e que determina como nos sentimos e nos comportamos. O Mindset é como sua mente está programada para pensar sobre determinado assunto. Se nossa mente fosse um computador o mindset seria o processador ou software que determina como ele vai funcionar. O mindset é formado por nossas crenças – aquilo em que realmente acreditamos. Nossas crenças são definidas por nossas experiências do passado – o que vivenciamos, vimos e ouvimos – e que tomamos como verdade. Podemos dizer que existem dois tipos de MINDSET, segundo a pesquisadora Carol Dweek, autora do Livro MINDSET – A Nova Psicologia do Sucesso. Ah….No final vou deixar um link em que você poderá realizar um teste para saber qual o seu tipo de mentalidade e o que você pode fazer para aperfeiçoar e desenvolver suas habilidades para obter melhores resultados. Bom né? Vale a pena reservar 5 minutos no máximo para conhecer ainda mais de você Vamos aprender quais os tipos de mentalidades existentes, segundo este conceito: Mindset Fixo: Pessoas com um mindset fixo acreditam que suas habilidades e características são inatas e constantes. Elas acreditam, por exemplo, que possuem um certo nível de inteligência, um nível de moral, uma personalidade, e que isso determina o que elas são ou não capazes de fazer. Mindset de crescimento: Neste caso as pessoas veem suas qualidades como habilidades que podem ser desenvolvidas, de acordo com sua dedicação e esforço. Estas pessoas entendem que todos nós possuímos um potencial desconhecido, que pode ser desenvolvido com dedicação e aprendizado. Pessoas com um mindset crescente não são mais inteligentes ou capazes. O que acontece é que elas acreditam que é possível evoluir e se desenvolver, e então se dedicam verdadeiramente para isso. Além disso, elas encaram as falhas como oportunidades de aprendizado, e não como comprovações de suas capacidades. Isto fortalece cada vez mais sua autoconfiança. As pessoas de sucesso desempenham o Mindset Crescente e buscam constantemente desenvolver suas habilidades, logo, podemos mudar nossas crenças, por crenças fortalecedoras. Volte nas perguntas iniciais do texto e responda POSITIVAMENTE a todas elas. Ah…e como falei mais acima deixo o link para você realizar o teste: https://mentalidadedecrescimento.com.br/teste-de-mindset/ ” Sucesso significa ser o melhor de você mesmo, e não ser melhor do que os outros; o fracasso é uma circunstância, e não uma condenação; o esforço é a chave do sucesso.” Carol Dweck “ São suas decisões e não suas condições que determinam seu destino” Tonny Robbins “ A maioria das pessoas não faz ideia da capacidade gigante que temos quando focamos todos os nossos esforços em aprimorar uma pequena parte de nossas vidas.” Tonny Robbins Aproveite. Pratique. Desenvolva. Você pode mudar e melhorar todo dia. Grande abraço. Sucesso Sempre. Eduardo Duke

Comunicação, Liderança

O poder dos sistemas representacionais na comunicação

Talvez você ainda não tenha escutado esse termo “Sistemas Representacionais”, porém já ouviu falar dos 5 sentidos: Visão, Olfato, Paladar, Audição e Tato. O que é isso, então? E o que tem a ver com Comunicação? Os sistemas representacionais ou canais de acesso da comunicação são reconhecidos pela Programação Neurolinguistica como uma parte importante no processamento de informações e experiências. Logo, ao utilizarmos esses recursos você tem a possibilidade de conectar muito mais sua comunicação com o seu interlocutor. A base dos sistemas representacionais, são os sentidos, porém denominados e explicados de forma mais ampla, ao todo são 4: Visual, Auditivo, Cinestésicos e Digitais. Vamos aos detalhes: Digital – É aquele que ouve e entende. Uma pessoa digital faz muitas perguntas e precisa de muita informação. Pessoas com essas características estudam as ideias para descobrir se elas fazem sentido e estão sempre dialogando internamente. Possuem dificuldade para se concentrar e, por isso, a leitura é um ponto fraco. *Palavras mais usadas: Aprender, captar, detalhe, distrair, entender, estimular, estudar, intuição, orientar.* Cinestésico-  É aquele que sente. O cinestésico gosta de abraçar, dançar e sentir. São pessoas que identificam/percebem as coisas por meio do contato, do corpo e da experimentação. Além disso, são muito intuitivas e valorizam bastante o local onde estão inseridas. *Palavras mais usadas: pegar, perfume, pesar, resistir, sentir, suave, tocar, agradável, apertado, emocional, esforço, sensação.* Auditivo – É aquele que ouve. Uma pessoa auditiva gosta de ouvir as outras pessoas, apresenta um amplo vocabulário, se expressam com objetividade e gesticulam muito. Essas pessoas aprendem a partir da escuta e gostam de desfrutar do silêncio. *Palavras mais usadas: conversar, escutar, afinado, sonoro, chamar,ressoar,ouvir,som.* Visual – É aquele que vê. Uma pessoa visual usa a visão como maneira de conseguir informações, identificando as coisas por meio de imagens. Essas pessoas têm memória fotográfica e geralmente demoram a repetir instruções orais/faladas. Em geral, preferem ler sozinhos a perguntar ou depender de outra pessoa. *Palavras mais usadas: imaginar, ver, mostrar, colorido, ilustrar, insight,imagem,olhar.* Sabendo o sistema favorito de uma pessoa você obtém indicações úteis sobre como ela pensa e como ela experimenta eventos e situações. E isso, por sua vez, permite-nos melhorar a forma como nos comunicamos com ela. Por exemplo, se eu reconheço que você está usando seu sistema visual eu posso falar sobre imagens visuais, falam mais rapidamente, contar histórias (que evocam imagens), mostrar fotos, perguntar sobre os seus “pontos de vista” sobre a situação, etc . E, se eu reconheço que uma pessoa está usando seu sistema cinestésico, eu posso falar sobre sentimentos, falar com ela enquanto anda ou se movimenta, e falar mais devagar para que você possa verificar os seus sentimentos sobre o assunto. O grande segredo da comunicação é você transitar entre todos os canais de acesso para que possa atingir o máximo de pessoas possível. O ideal é que você identifique qual o sistema representacional da pessoa com quem você conversa e fale em sua linguagem. Esta habilidade acentua o rapport ( conexão) entre vocês, tornando a comunicação mais assertiva e interessante para todos. Pratique. Reflita.Sinta. Escute. Veja. Conquiste. Grande abraço. Sucesso Sempre. Eduardo Duke

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